quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LEMBRANCINHAS E FRESCURINHAS DE CASAMENTO

São pequenos detalhes que tornam o casamento inesquecível e memorável.
Obviamente que o mais importante é participar desse momento de alegria dos noivos, é sentir a emoção da celebração da união e do amor e as energias boas que rondam a cerimônia e a festa.

Eu conheço muitas pessoas que, em uma cerimônia de casamento, repensaram as suas vidas. E tomaram uma decisão ao sair da festa.

Ou decidiram se casar logo depois, inspirados. Ou decidiram que partiriam em busca de sua cara metade. Ou decidiram que se separariam, porque somente vale a pena ser um só se existir um profundo amor. Afinal, amar é morar um no outro, como disse uma vez Mário Quintana.
Mas, digressões e conselhos a parte, o tema deste post são as lembrancinhas e “frescurinhas” de casamento.

Muitas coisas, nós mesmas, noivas, podemos fazer se quisermos. Não são exigidas habilidades especiais e nem dons artísticos e faz também com que nos engajemos com carinho nesse momento tão importante. É uma forma de dar o toque pessoal, deixando a festa com a cara dos noivos.

Seguindo a regrinha do DIY (do it yourself, em inglês), uma das dicas que eu dou são as amêndoas confeitadas. São muito tradicionais em casamentos e deliciosas.

Você pode mandar fazer caixinhas de papel em gráficas ou saquinhos de papel craft ou estampados. Ou até mesmo comprar saquinhos de organza nas cores do décor do casamento. Você coloca as amêndoas dentro e pronto!

Há também pessoas que escolhem caixinhas de acetato plástico, ou vidrinhos ou latinhas.

Mas se você for prendada e adorar cozinhar, pode fazer também brigadeiro de colher ou até mesmo geléia caseira para colocar em potinhos de vidro.

E para todas as lembrancinhas, vale a mesma orientação: você pode personalizar a embalagem mandando fazer uma arte de acordo com o gosto pessoal e imprimir em gráfica.

No final pode arrematar com tecido e fitinhas ou colar etiquetinhas adesivas. Fica lindo! Temos, assim, uma lembrancinha muito bacana.
Utilizando a mesma idéia, você pode comprar sementes de flores (amor perfeito, por exemplo) ou de plantinhas e colocar numa embalagem personalizada, com a etiqueta de agradecimento dos noivos.

Além de sementinhas, pode ser uma mudinha de planta em pequenos cachepots personalizados. É super original e tem um significado lindo.

Outra dica é dar como lembrancinha monóculos com a foto dos noivos.
Eu posso dar o link de duas empresas que vendem esses monóculos com as fotos montadas.

O preço é bem acessível. Você pode combinar com o fotógrafo contratado para tirar uma foto de vocês e preparar as cópias nas dimensões do monóculo. Você envia as fotos para a empresa contratada e os monóculos são montados.

Quando receber os monóculos, você arremata com fitinha, coloca um cartãozinho e temos uma lembrança retrô e muito chique!

Outra dica que eu dou é comprar máquinas fotográficas descartáveis e colocar nas mesas ou o cerimonial distribuir entre os convidados.

Isso faz com que todo mundo participe ainda mais da festa e leve para casa fotos em forma de uma lembrança muito original – a própria máquina.

Tem um site americano onde você pode adquiri-las por um preço muito bom e receber em tua residência. Por incrível que pareça, o custo sai bem mais em conta do que as que são vendidas no Brasil.

Mas se você for daquelas que morrem de medo de comprar em sites estrangeiros, pode adquirir em sites nacionais.

Vou postar os dois links: o da empresa americana e da empresa nacional que vende essas máquinas.

Além das lembrancinhas, há as “frescurinhas” de casamento: toques pessoais que os noivos acrescentam a decoração do casamento ou para motivar a participação dos convidados.  

Lembra-se do livro de presenças, que todos os convidados assinavam e/ou deixavam mensagens? Esqueça! Caiu em desuso.

Alguns noivos preferem mandar fazer um pôster, emoldurar e colocar em um cavalete, para que os convidados assinem ao redor e deixem mensagens.

Bem, eu acho isso cafona... Pricipalmente diante de alguns que eu já vi. Mas gosto não se discute.

No entanto, você pode escolher uma foto de voces e emoldurar com um paspatour bem largo para nesse espaço os convidados colocarem as mensagens e assinarem, sem riscar a foto, como no modelo acima.

 Mas o que eu acho legal (e isso você pode combinar com o decorador) é preparar uma mini árvore, utilizando galhos de verdade, arrumar num vaso ou cachepot e deixar a disposição dos convidados cartões presos em fitinhas ou cordinhas.

Assim, os convidados colocam mensagens para os noivos e penduram os cartõezinhos na árvore. Fica muito lindo.

Esses cartõezinhos podem ser no formato convencional, retangular, que você pode comprar em qualquer papelaria, ou então em formato personalizado, como coração, pombinhos e etc.

Outra alternativa ao livro tradicional de assinaturas é preparar um álbum, tipo scrapbook, e colar nas folhas do álbum diversos envelopes pequenos. A parte, junto ao álbum, podem ser deixados cartões e canetas.

Os convidados deixam mensagens nos cartões e os colocam dentro de cada envelope colado nas folhas do álbum.

Você pode também usar a criatividade e fazer um álbum com folhas coloridas, ou mesclar nas folhas os envelopes ao lado de fotos de infância dos noivos e fotos do período de namoro e noivado, em diversos tamanhos.

Por fim, uma idéia que achei maravilhosa e apresento a vocês.

É a árvore das impressões ou, em inglês, a “fingerprint tree”. Trata-se de um pôster com a gravura de uma árvore e seus galhos totalmente sem folhas.

Esse pôster é emoldurado e colocado em algum lugar do salão, à vista de todos os convidados.

Junto a esse quadro são deixadas almofadinhas de carimbo coloridas e lencinhos. Os convidados colocam um dos dedos na almofadinha e carimbam a sua impressão digital ao redor dos galhos das árvores.


Ao final, a árvore está repleta de impressões digitais de dedinhos, parecendo folhas da copa de uma árvore.

Podem ser escritas, no espaço das impressões digitais, mensagens breves aos noivos ou, simplesmente, a assinatura do convidado.

É lindo demais e super moderno. Depois, você pode colocar o vidro no quadro e deixar decorando algum cantinho da casa de vocês.


Aqui, deixo outras figuras que podem ser usadas com a mesma idéia da árvore, para que vocês possam criar e inovar, caso tenham interesse.



Links para máquinas fotográficas:




Link para encomendar o monóculo:




Árvore das impressões:
















Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário